quinta-feira, novembro 29, 2007

Se isto não é a canção do ano, não sei qual será a canção do ano





Sonic Youth - «I'm Not There»

(p.s. 1: O Lifelogger é realmente muito prático e amistoso. Agradecimentos a todos os que o recomendaram, em especial ao Irmão Lúcia, a quem só faltou explicar-me todo o processo com bonifrates e lápis de cera.)

(p.s. 2: E vocês aí, não me metam em sarilhos, por favor. Já deixei queimar um arroz de pato por me ter distraído a pensar nessa brincadeira. A minha primeira reacção foi a óbvia: numa quinella irlandesa seria indiferente a ordem dos dois cavalos na aposta, que é uma each-way efectiva sem o mesmo investimento. Mas a maneira como a pergunta é formulada torna esta resposta um bocadinho ridícula. O que se pretende é um benefício objectivo de apostar num cavalo que se sabe não ter hipóteses - independentemente de a aposta ser win-win, de lugar ou each-way. E no sistema parimutuel, isto só faz sentido se envolver um esquema daqueles praticados por mafiosos das Midlands, cujo nome é quase sempre Robbie ou Dave, e cujas unhas são quase sempre da mesma cor dos sapatos. Por exemplo, apostando maquias avulsas a intervalos irregulares nas cabines da pista para inflacionar artificialmente o preço de um cavalo manco e vesgo - aproveitando depois as ofertas daltónicas das grandes agências off-track, que monitorizam o galope das cotações de pista de uma forma surpreendentemente superficial, e cuja preocupação com oscilações súbitas é subordinada à preocupação de poder continuar a prometer aos seus clientes percentagens idênticas sem o peso da breakage. Quer-me parecer que este hipotético esquema teria maiores probabilidades de sucesso antes do advento das betting exchanges online, mas neste ponto, como em tantos outros, é perfeitamente plausível que esteja a dizer um grande disparate, até porque a questão original pode partir de uma idiossincrasia do sistema de apostas americano que desconheça por completo. Parece-me igualmente pertinente salientar que eu agora me dedico mais à fruta.)


6 comentários:

Anónimo disse...

Parece que o amigo anda lá perto:

"Some clever folks came up with an answer involving “breakage.” That was not what I was looking for, but it is correct, meaning blog reader “dd” –the first one to mention it — will win a prize.

But I am still looking for the answer I have in mind, so keep on thinking. I knew this was a hard one.

Hint #1: It does not involve arbitrage between the parimutuel pool and any other odds.

Hint #2: It does not involve influencing other people’s perceptions of what the true odds should be. "

Anónimo disse...

Ah, o comentário ^^^^^encontra-se em

http://freakonomics.blogs.nytimes.com/2007/11/29/still-looking-for-my-answer-on-the-horse-betting-quiz/


Abraço!

João Velhote

Lourenço Bray disse...

Essa não é a canção do ano... Eu sei qual é mas não digo ;)

Lourenço Bray disse...

Tive vergonha de perguntar antes... como é que fazes para colocar esse prático controle de passar música? ._.

Lourenço Bray disse...

*silêncio desconfortável*

._.

Lourenço Bray disse...

para que conste, o Rogério já me explicou, em privado, como aquilo se faz.