quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Laura



Sobre as implicações éticas da publicação de The Original of Laura falarei oportunamente em sede própria (provavelmente numa esplanada), mas devo dizer que, como objecto artístico funcional, tem muito pouco que se lhe possa apontar.
São centro e trinta e oito fichas de arquivo manuscritas. As respectivas transcrições usam um tipo de fonte chamado Filosofia, desenhado pela senhora Zuzana Licko, esposa de Rudy VanderLans (dois nomes estupidamente nabokovianos). Cada uma das fichas é picotada, o que permite recortá-las e reorganizá-las; a utilidade desse gesto para a coerência narrativa é duvidosa, mas resulta num intrigante efeito colateral: proporciona um vazio no centro do livro com as dimensões certas para esconder dois maços de tabaco, e transforma o romance póstumo de Nabokov no instrumento ideal para visitar alguém na prisão. Se o nível exibicional do Sporting se mantiver nos próximos tempos, espero que tenham isso em conta (fumo Chesterfield lights).

14 comentários:

jaa disse...

Espera mesmo que a gente o vá visitar?

Tolan disse...

Se fosses preso era engraçado :)
Podias ser o bibliotecário da prisão, como o Vale e Azevedo.
E daí a 10 ou 15 anos, a PJ ficaria perplexa com a vaga de criminosos versados em Joyce, Lowry e Nabokov (exemplares da penguin fotografados ao lado de barras de heroína, uzis e maços de notas de 500 euros, em apreensões mediáticas). O Christopher Hitchens e o José Rodrigues dos Santos, estariam, misteriosamente, na hit list da máfia ucraniana da região de Loulé.

Tolan disse...

... e todos os criminosos brasileiros citariam passagens de Melville ou Shakespeare durante os assaltos, como aquele preto do Pulp Fiction...

Tolan disse...

... e depois tinham de contratar o Martin Sheen para te eliminar, subindo o rio Trancão até ao coração das trevas na Póvoa Galega, freguesia do Milharado...

marta morais disse...

Agora fiquei emocionada com a referência ao design tipográfico e aos fundadores da Emigre. Só por causa disso até te vou mesmo visitar à cadeia apesar de estares lá derivado às coisas do futebol.

Vítor disse...

Como nabokoviano que és, sempre pensei que fosses fumador de Ventil. Fico desiludido.

Sérgio Gouveia (que é que queres?!) disse...

ehehehehehehehehehehehehehhehehehe (exclusivamente para o último comentário)

PL disse...

Epá, ande lá Rogério...

marta morais disse...

Já acabaram as Correntes, o Sporting anda a ganhar à maluca, a confiança na democracia bateu no fundo, o Hitchens já veio e já se foi sem causar danos, a clix agora é optimus, volta, precisamos de ti.

luis afonso disse...

"exemplares da penguin fotografados ao lado de barras de heroína, uzis e maços de notas de 500 euros, em apreensões mediáticas"
Tolan, 13h43

que raio é uma barra de heroína, Tolan?

Grunho disse...

Vê lá ao menos se acertas a merda da data.

R. Casanova disse...

Eu não percebo nada de futebol, é impressionante.

Anónimo disse...

A clix agora é o clix!

um francês em Lisboa disse...

Ai ai.