terça-feira, junho 17, 2008

Eu é só Camões

O Prós & Contras de ontem foi dedicado a estabelecer se o futebol serve como factor de alienação na sociedade portuguesa. Incrivelmente, não contou com a presença de José Peseiro, talvez o maior perito vivo em Marcuse, Fromm, e no conceito de alienação como condição objectiva independente da consciência e aceitação do indivíduo. Um dos convidados era um "gestor de marcas"; tinha o aspecto de uma axila bem-comportada que passou a vida inteira a ouvir conferências do Bob Proctor, e mostrou-se indignado com o que entende ser uma das maiores lacunas dos currículos escolares nacionais: o ensino do impossível. Aparentemente, não vamoms a lado nenhum enquanto a escolaridade obrigatória não for reorientada para o impossível. Para ilustrar o que era possível quando se é ensinado a tentar o impossível falou de uma bebida energética associada ao nome de Cristiano Ronaldo. Depois contou uma história apócrifa sobre D. João I. Depois referiu-se ao candidato Democrata à Presidência dos Estados Unidos como "Obana". Depois insurgiu-se contra a falta de onanismo dos portugueses. Fátima Campos Ferreira emendou-lhe a insurgência para "unanimidade". Ele concordou: "Sim, unanimidade ou onanismo, como preferir". Ao seu lado, Carlos Abreu Amorim recitou uma estrofe d' O Mostrengo. A plateia, formada exclusivamente por pessoas com pós-graduações no impossível, aplaudiu com entusiasmo. Fátima Campos Ferreira, ela própria com um doutoramento no verdadeiramente inacreditável, anunciou: "Eu é só Camões, não vou agora aqui recitar". Injectando uma nota de subtilismo no debate, Leonor Xavier falou nas pernas de Eusébio, utilizou a palavra inglesa accuracy e comparou Cristiano Ronaldo a Greta Garbo. Um historiador interveio para explicar que a selecção espanhola tem um meio-campo de tecnicistas. Daniel Oliveira esfregou a cabeça, com vigorismo. Em nenhum momento se colocou a hipótese de o Prós & Contras servir como factor de alienação na sociedade portuguesa.
Entretanto, o Europeu vai-se aproximando do fim, alienando um continente inteiro. Já é nesta altura aparente que as equipas que praticam o melhor futebol - Roménia, Croácia e Deco - não vão ganhar, deixando o caminho aberto a uma selecção onde Dirk Kuyt é titular. Não conheço em pormenor os currículos das escolas holandesas, mas desconfio que deixariam o gestor de marcas a saltitar de contentismo.

13 comentários:

Anónimo disse...

ó roger, pá, texto do excelentíssimo caralhão!!

FODA-SE!!!

GANDA ROGER CARALHO.

esta cambada das marcas parece que é toda formada em cagalhão, mas com pós-graduação na católica!!!
foda-se, que gente pá!

anauel disse...

Vai-me desculpar, mas num qualquer Prós e Contras holandês a personagem equivalente ao triste Carlos Coelho teria mesmo dito: "Não, não, é onanismo mesmo que quero dizer... Ou seja, há que gozar! E forte e feio!". Não teria sido um erro (crasso, de resto).

Mas erro (ou era sarcasmo?) deve ter sido a inclusão da Roménia como uma das 3 selecções a praticar o melhor futebol... Só pode, não? E achar que uma selecção (neste caso a Holanda) vai ganhar o torneio por que as outras todas lhe deixaram o caminho aberto, e não porque o merece pois lutou por tal, é prova suficiente de que se sofre da típica alienação lusitana...

;)

Anónimo disse...

Roménia, Croácia e Deco. A parte que toca à equipa Deco está confirmada. Pareces bruxo.
gaf

Anónimo disse...

roger
a tua escrita parece mecânica.
Pareces a selecção alemã.
Ganha sempre.

Anónimo disse...

Roménia, Croácia e Deco. Deco: na mouche. Croácia: falhou, Casanova. Viu-se uma equipa reduzida ao seu teatro de fantoches, a começar pelo treinador muito in.
gaf

Anónimo disse...

Indesculpável a não referência ao doutorando que era especialista da relação Moçambique - bola lusa.

JP

Artur Corvelo disse...

é o maior de sempre, casanova.

Anónimo disse...

Muito bonito

A. R. Ray disse...

Ó Casanova apareceu aí um sujeito afirmando que és um anagrama (http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/356284)!
Está visto que de sua graça só podes ser:
Vagaroso Cenoira
Gnose avaria coro ou
Renova saco orgia
há ainda a hipótese de seres um bife chamado Ovarian Score Ago ou Caviar So Oregano. Elucida-nos lá ....

Lourenço Bray disse...

Venho por este meio solicitar que publique rapidamente outro post. Caso não se sinta inspirado, poderá optar por um anagrama de um post que já tenha feito ou de uma notícia do correio da manhã. Aguarda-se com expectativa a feitura do referido post, por forma a aliviar os sintomas de privação e a repor o sabor do café que se costuma beber por volta das 10 da manhã, em frente ao computador e ao pastoral portuguesa.

Lourenço Bray disse...

a.r. ray já resolvi o enigma. Rogério Casanova é um anagrama de Vigorosa Coreana. Trata-se de um conhecido travesti asiático.

Anónimo disse...

O post é muito bom, mas os comentadores são alienados.

Ti Américo

inhazinha disse...

Eu, se não fosse uma senhora, escrevia qq coisa como o martins fontes.
Post *****.
:-)