terça-feira, dezembro 01, 2009

Arthur a grammar


A notícia {citation needed} que começou numa promoção concebida pelos Mad Men {citation needed} do departamento de marketing do Sporting, e que se começou a transformar em qualquer coisa diferente numa manchete do jornal i, chegou ao meu telemóvel às 15:14 de hoje, com este aspecto: "O que é isto de nós agora sermos homofóbicos? Já leste aquilo?" Não vou sequer tentar descrever os momentos aflitivos que passei até ter conseguido decifrar o dédalo semântico constituído por estas duas descontextualizadas construções verbais, nem os múltiplos fantasmas interpretativos que os vocábulos "nós", "agora", "leste" e "aquilo" evocaram na minha frequentemente aprazível {citation needed} paisagem interior. Basta garantir que eu sou uma pessoa extremamente ocupada {citation needed} e não me posso dar ao luxo de perder tardes inteiras {citation needed} a preocupar-me com problemas que não existem.
O título da notícia do jornal i que inaugurou todo este imbróglio é o seguinte: «A grammar is forgotten that there is a dog». Peço desculpa, isto é uma frase de Gertrude Stein. O título da notícia do jornal i que inaugurou todo este imbróglio é o seguinte: «Discriminação? Promoção do Sporting exclui casais homossexuais {enorme, imensa, descomunal citation needed}».
Com toda a honestidade, o título não é falso, mas pegar-lhe por essa ponta needed de uma profusão de citations; a promoção a que o artigo se refere exclui efectivamente casais homossexuais - da mesma forma que exclui um par de homossexuais do mesmo sexo que não sejam um casal, da mesma forma que exclui um casal de heterossexuais que não sejam sócios do Sporting, da mesma forma que exclui um casal de heterossexuais com menos de 18 anos de idade, da mesma forma que exclui uma hipotética dupla familiar constituída por um tenente-coronel homofóbico chamado Ramiro e pelo seu filho Xavier, membro do núcleo Almadense do Ku Klux Klan. As condições especificadas no site do clube, e que o próprio artigo cita, nunca falam sequer em "casais", muito menos em orientação sexual:

PREÇO ESPECIAL PARA 2 SÓCIOS DE SEXO OPOSTO QUE ADQUIRAM A SUA GAMEBOX EM SIMULTÂNEO E PARA O MESMO SECTOR!

- Campanha válida para renovação de Lugares Especiais (LE DUO), renovação e compra de Gamebox Sócio (GB DUO) e aderentes à Campanha de Novos Sócios;

- O preço da GB DUO inclui os dois lugares (desconto aplicado no lugar da mulher);

- Obrigatoriedade de serem Homem e Mulher com mais de 18 anos de idade (Sócios Efectivos);

Confrontado com estas claras estipulações, o deputado Miguel Vale de Almeida fez a seguinte leitura: «If this was why they were to be the next to go to see the same that is that when that if that might that can that will be as likely as if compared». Peço desculpa, isto é uma frase de Gertrude Stein. Confrontado com estas claras estipulações, o deputado Miguel Vale de Almeida fez a seguinte leitura: «É absolutamente inaceitável. Pura maldade. Não há legislação que dê aval a uma discriminação dessas». (Suponho que a maldade foi descrita como "pura" para a distinguir daquelas outras maldades diluídas).
Tal como Gertrude Stein sempre revelou uma certa dificuldade em perceber que as discriminações impostas pelos conceitos de gramática, sintaxe e semântica não eram um ataque à sua liberdade pessoal, o Miguel Vale de Almeida também parece ter uma certa dificuldade em perceber que qualquer promoção ou actividade dirigida a um segmento limitado do público é, por definição, discriminatória. O Miguel Vale de Almeida e o seu parceiro não podem aderir a esta promoção pelos mesmo motivos que os impediram de defrontar a Carly Gullickson e o Travis Parrott na final de pares mistos do Open dos Estados Unidos. Esta promoção é oferecida apenas a sócios do clube, maiores de 18 anos, e de sexos diferentes. Quem não cumprir as condições estipuladas pelo Sporting para adquirir este produto específico, sejam casais homossexuais, sócios do Benfica, ou membros dos Ministars, não podem reclamar direito a ele, e terão de arranjar outra maneira de entrar no estádio - pagando o bilhete completo, aproveitando outra futura promoção, ou fazendo-se sócio, como eu, que nunca em quinze anos de quotas pagas consegui arrastar uma pessoa do sexo oposto para Alvalade, nem sequer com ameaças físicas {citation needed}. Se as condições fossem alteradas de forma a não discriminar os potenciais clientes que o Miguel Vale de Almeida acha que foram discriminados, a promoção ficaria reduzida a um "compre uma gamebox e tenha desconto na segunda", estratégia comercial que pode fazer sentido com os pacotes de ice tea do Lidl, mas que aplicada à venda de lugares para jogos do Sporting resultaria numa quebra de receitas inevitavelmente conducente à permanência de Pedro Silva no plantel até ao fim do calendário Maia, altura em que vamos todos morrer, menos as baratas e provavelmente o Pedro Silva.
O Sporting, por amor de Deus e de Freddie Mercury, não vedou o acesso ao estádio a casais homossexuais. Nem limitou os direitos fundamentais de nenhum casal homossexual, porque entre os direitos fundamentais de qualquer casal homossexual conta-se o direito de entrar no Alvalade XXI para observar as arrepiantes transições ofensivas da equipa principal, mas não o direito a usufruir de um desconto que, tal como os descontos para crianças, diplomatas e olheiros de clubes ingleses, não se aplica a eles.
A farsa, que poderia perfeitamente ter ficado por aqui, ganhou novas camadas de espessura esclerótica quando a direcção do Sporting decidiu interromper a prática da actividade para a qual tem menos competências (negociar contratações de treinadores com clubes em zona de despromoção), para se dedicar à segunda actividade para a qual tem menos competências (falar). Um dirigente foi prontamente encarregue de explicar ao jornal i que a campanha é "para mulheres e não para casais: as mulheres representam apenas 20% a 28% do público que vem ao estádio e considerámos ser um target interessante para a estratégia de aumento de sócios no Sporting". Quando confrontado com o facto de a promoção impossibilitar que o estádio se encha de lésbicas, o mesmo dirigente respondeu "Não pensámos nisso. Não está contemplado apenas porque não pensámos nisso".
Por amor de Deus, é óbvio que "não pensámos nisso". Há alguém que duvide que "não pensámos nisso"? Os dirigentes do Sporting têm um extenso e verificável currículo de "não pensámos nisso". A nossa longa história está pejada de momentos memoráveis em que "não pensámos nisso". Se eu tivesse de apostar todo o meu património na veracidade das declarações de um dirigente desportivo português, apostá-lo-ia sem hesitar num dirigente do Sporting que confessasse simplesmente que "não pensámos nisso".
Como é que o Miguel Vale de Almeida acha que a situação deve ser resolvida? Passo a citar: «There is some difference between having made it and carrying it about and how to use it and most of it is when they might be just as careful as ever». Peço desculpa, isto é outra frase de Gertrude Stein. Como é que o Miguel Vale de Almeida acha que a situação deve ser resolvida? Passo a citar: «Seria excelente enviar umas cópias da Constituição àquele clube de futebol. E, já agora, um belo processo.»
Eu percebo que o Miguel Vale de Almeida ache esta solução "excelente", mas posso garantir-lhe que, na lista de instrumentos de progresso que "seria excelente" enviar ao Sporting, um molho de exemplares da Constituição estaria significativamente abaixo de um lateral-direito que não padeça de nenhuma condição descrita no DSM - IV, um médio-defensivo de descendência africana com dois metros de altura e proveniente de uma tribo antropófoga, e um avançado cujo coeficiente de inteligência tenha pelo menos mais um dígito do que o seu índice de massa corporal.
Para ilustrar o que é, de facto, um caso de discriminação baseada na orientação sexual, os comentários deste blogue vão estar, durante o resto da semana, sujeitos a moderação, sendo que só serão aprovados aqueles escritos por casais heterossexuais maiores de 18 anos que achem que eu sou uma pessoa a todos os níveis brilhante {citation needed}.

45 comentários:

gaf disse...

Admito, e até admiro, que o Sporting queira ver no seu estádio mais mulheres maiores de 18 anos e menos crianças. No entanto, por respeito ao clima homófilo em que felizmente a nossa Constituição vive, deveria o Sporting ser mais preciso e oferecer aqueles gadgets também a mulheres lésbicas acompanhadas por homens gays ou mesmo paneleiros, a homens, gays ou não, vestidos de mulheres, a mulheres jovens vestidas de velhas ou de homens.

Anónimo disse...

este post é maradona puro.

Karoglan disse...

Se é descriminação é descriminação positiva. Poupe-se a esta franja da população (de si já tão acossada por uma sociedade intrinsecamente homofóbica) a possibilidade de cometer, voluntária ou involuntariamente, esse colossal e soporífero erro.
Quantos casais gays têm como programa de saída ir ver a bola a Alvalade, perguntam todos. Não interessa. É uma questão básica de humanidade, que essa cláusula salvaguarda, e é por estas atitudes superiores e altruístas que o SCP se rege.
Oremos...

bloom disse...

Eu e a minha parceira estamos sobretudo preocupados com a possibilidade do Pedro Silva sobreviver à profecia Maia. Qualquer inciativa promocional, homofóbica ou não, que possa impedir tal desiderato é bemvinda. Ou não? Estamos confusos...

Artur Corvelo disse...

«Um dirigente foi prontamente encarregue de explicar ao jornal i»
Encarregado é bem mais hetero

Sérgio Lavos disse...

Como disse a Gertrud Stein: "foda-se, que hoje sou um sportinguista{citation needed}!".
(quatro sinais de pontuação diferentes seguidos é permitido? é que não sei se preencho os requisitos para passar na moderação de comentários...)

Anónimo disse...

Hi !.
might , perhaps very interested to know how one can collect a huge starting capital .
There is no need to invest much at first. You may start to get income with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you thought of all the time
The company incorporates an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

Its head office is in Panama with structures around the world.
Do you want to become really rich in short time?
That`s your choice That`s what you really need!

I`m happy and lucky, I started to get real money with the help of this company,
and I invite you to do the same. If it gets down to choose a proper companion who uses your funds in a right way - that`s AimTrust!.
I earn US$2,000 per day, and my first investment was 500 dollars only!
It`s easy to join , just click this link http://sunyfaty.servetown.com/ulivexa.html
and lucky you`re! Let`s take our chance together to get rid of nastiness of the life

Heterossexual sportinguista sem gamebox disse...

Casanova, a escreveres assim até eu te deixo ires-me ao cagueiro.

Anónimo disse...

Tenho mais de 18 anos e constituo com a minha mulher, igualmente maior, um casal heterossexual… mas ela não quer comentar este post… diz ela que gostou da forma e do conteúdo… mas o objecto … está muito visto… nem se pode, diz ela, comprar um molho de nabiças no mercado sem ter especial atenção, no regateio do preço, a qualquer inadvertida expressão homofóbica… deixou por exemplo de usar o clássico “ò sua fufa este preço é para ver se compro grelos?... vou deixar de comprar aqui”, que me permitiu até há pouco tempo consumir nabiças a preços módicos.
Eu próprio tenho tido especial atenção nos meus comentários públicos… por exemplo cumprimento sempre o casal de paneleiros do 3º frente com o clássico… “então e os meninos… quando é que pensam nisso?… vão ver que nesta legislatura é que é… já podem ir escolhendo o nome!!!”
Como pode ver, Sr. Casanova, não somos homofóbicos… não tenho agora aqui à mão uma frase da Gertrud Stein mas vai uma do Walt Whitman “Do not fold yourself so in your pink.tinged roots timid leaves”
Não posso deixar de exprimir os meus receios por uma eminente McCarthyana caça aos homofóbicos … até já o Sporting… isto está mau… comem os que são e os que não são… já mudei o nome para Mangia Fazula, passei a usar camisas cor de rosa, a comer sushi… trago sempre no bolso uma ficha de inscrição no BE… mas o meu pesadelo recorrente é estar distraidamente a comer um cozido e ouvir a acusação “ Olha um homofóbico”… confesso que ando angustiado… terrivelmente angustiado!!!

Anónimo disse...

Não és brilhante a todos os níveis, mas sim, o Sporting precisa de facto de um lateral direito e o trinco gigante e medonho também não está mal. Quanto ao tema secundário... já não me lembro sobre o que era...

Anónimo disse...

Muito bom, este seu comentário.
Obrigada.

Gerónimo Cão disse...

Muito bem. De igual forma presume-se que um casal, ou se quiserem, uma parelha de cães, ou apenas um indivíduo da família dos caninos e outro da dos primatas, também não sejam abarcados pela suposta promoção. De igual modo, um desempregado em part ou full time desde que devidamente emparelhado com outro do sexo (condição) oposto mesmo que desempregado em part ou full time podem aderir sem problemas à referida promoção. Tenham eles dinheiro para pagar. Se calhar era por aí que se deveria começar…

PMF disse...

Brilhante! (citation needed). Totalmente de acordo (end).

PMF disse...

Brilhante! (citation needed). Totalmente de acordo (end).

Nuno Ramos de Almeida disse...

Muito bom, mas preocupante. Pedro Silva for ever...

Xico disse...

O texto está muito bom, brilhante até. Mas qué aquilo na foto? Aquilo não é um casal!? Aquilo é mais um comboio, digo eu! Tipo sandwiche!!!!

Lourenço Cordeiro disse...

Não conhecia essa parte das lésbicas. Eu, que nos últimos 3 anos fui à Luz 2 vezes, declaro que no dia em que começarem a dar descontos às lésbicas compro cativo.

jaa disse...

A minha mulher (heterossexual) diz que acha muito bem bem que se conteste a promoção do Sporting porque, se adquiríssemos uma dessas Gameboxes (é assim, não é?), ela ficaria limitada no seu direito (que classifica como "fundamental") de me trocar por uma gaja antes do final da época futebolística.

Anónimo disse...

僑泰廚具網專營 系統傢俱,客制化系統家具,廚具,歐式廚具櫥櫃,系統櫃,家具工廠,系統家具工廠,本公司採用全自動化加工設備及各式大型半自動生產機具及一流經驗操作人員和嚴格的品質管制,提供室內設計為客戶生產精緻完美,高品質的產品。歡迎參觀指教喔!

Anónimo disse...

Puta caralho, alguém entendeu o comentário desse japonês anónimo?

Anónimo disse...

> alguém entendeu o comentário desse japonês anónimo?

Chinês. Temo que nao seja muito relevante. Cortesia de http://translate.google.com/:

Overseas Chinese network of franchised systems Thai kitchen furniture, custom system furniture, kitchen utensils, European-style kitchen cabinets, system cabinets, furniture factories, systems furniture factory, the company uses a fully automated processing equipment and various kinds of large-scale semi-automatic production equipment and first-class experience, operators and strict quality control, providing interior design for customers to produce exquisite perfection, high-quality products. Welcome to Zhijiao Oh!

Anónimo disse...

Muito agradecido ó meu cioso (não sei bem o significado da palavra "cioso", mas tenho a ligeira impressão de que se trata de algo bom e muito digno, espero) anónimo das 23:05. Agradecido em primeiro lugar por corrigir-me; é chinês então o crápula. Muito bem. Agora, diz-me uma coisa se faz favor, isto tudo em francês, perdão, inglês (naturalmente), é a tradução daquilo tudo em japonês, perdão, chinês (naturalmente)? Se é (e mesmo não sendo), poderia dizer o que é que diz? É que sou, admito, uma besta. Não sei inglês. Infelizmente a maioria de nós não nasceu para ser um "Rogério Casanova". Ainda assim, respeitinho. Obrigado.

Anónimo disse...

Conclusão: o Miguel Vale de Almeida e a Gertrude Stein são duas mulas diferentes pelo mesmo motivo.

José Pedro Veiga disse...

Tudo somado, conclui-se que a culpa desta trapalhada é, uma vez mais, do Quim Berto.

José Pedro Veiga disse...

Ou do Quim Berto, ou do Elpídio Silva.

marta morais disse...

Magnífico e (a todos os níveis visíveis) brilhante anfitrião: eu conheço várias gajas que vão à bola contigo. De certeza que também iriam a um jogo de futebol.

Anónimo disse...

http://www.urbandictionary.com/define.php?page=2&term=groupie


eheheheheheheheheheheheheheheheheh

Plúvio disse...

«[...] Quem não cumprir as condições estipuladas pelo Sporting para adquirir este produto específico, sejam casais homossexuais, sócios do Benfica, ou membros dos Ministars, não pode reclamar direito a ele, e terá de arranjar outra maneira de entrar no estádio - pagando o bilhete completo, aproveitando outra futura promoção, ou fazendo-se sócio, como eu, [...]»

Plúvio disse...

Achega do Dr. Alberto Gonçalves

Anónimo disse...

Dear blog moderator: Hello!
Dear friends: Hello!
I am a friend from Taiwan is very pleased to find your blog, I also very much like your site content and articles, in addition I have added to my favorites, is there the honor and opportunity to your blog Friendly exchange of times?
If you have already joined, please send a letter to my mailbox, I offer my site name and URL, but also want to browse and exchange information regularly ︿ ︿ Oh, thank you!
Site Name: seo
Website: http://seo.ao.com.tw
E-mail: ericpme0615@gmail.com

Anónimo disse...

Dear blog moderator: Mi so hóni. Mi love u looon time, Giái!

Anónimo disse...

Posta nova, faz favor!

marta morais disse...

15 dias é muito tempo, assim deixas-nos preocupados homem, fala, diz qualquer coisa, um sinal, uma manifestação de vida, só para sabermos que está tudo bem.

Anónimo disse...

Quer que imploremos? Ok. Estamos implorando. Uma postagem, por gentileza.

marta morais disse...

Bom, pelo menos não morreu que isto agora com a moderação de comentários sabemos que só aparecemos com o aval do sensei.

marta morais disse...

ops, afinal já desistiu da moderação.

Tolan disse...

Só agora li este post!

(estou a brincar)

Francamente, dos três grandes o clube que tinha mais a ganhar com o lançamento de uma gamebox para homossexuais (gaybox?) era o Sporting porque é o clube com maior pct de homossexuais entre os seus adeptos. Deixo-vos apenas com alguns exemplos de letras viris dos hinos da juveleo

partida sempre atrasada
andamos sempre à mocada
por 1001 juveleos
deixamos a nossa amada


Isso e pela marinha. Ou:

sporting eu te amo, sporting eu te adoro, so por ti eu choro,
lalalalalala


Não sei se é pior o "chorar" ou os lalas apaneleirados.

Este é épico:

isso que diz toda a gente
que somos violentos e somos delinquentes
nao lhes faco caso vou a todo lado
sou da juve leo sou descontrolado
.

Descontrolados como um cabeleireiro electrocutado no secador.

E por último, um claro exemplo de como os adeptos de outros clubes têm de fugir das tendências dos adeptos do sporting:

ia 1 lampiao na rua a correr
kom o caralho no cu lhe bater
kuanto + o lampiao corria
+ o caralho no cu lhe batia

Anónimo disse...

Feliz ano novo, seu ingrato.

R. Casanova disse...

Feliz ano novo para todos.
Esqueci-me da password do blogger (juro juro juro que isto é verdade). Alguém me sabe dar alguma sugestão que resolva o problema e que não implique mudar-me para o Sapo? Agradeço.

marta morais disse...

in http://www.google.com/support/blogger/bin/static.py?page=faq.html&hl=pt#anchor_link_5:

Caso se tenha esquecido da informação da sua Conta Google, pode recuperar os seus dados de início de sessão na Conta Google clicando no "?" junto da "Palavra-Passe", na página de início de sessão do Blogger, ou pode utilizar a página Assistência para palavras-Passe das Contas Google.

Lembre-se de que o nome de utilizador da sua conta Google é o endereço de email completo que utilizou para criar a sua conta (por exemplo: oseunome@exemplo.com).

ou:

https://www.google.com/accounts/ForgotPasswd

Tolan disse...

Não há crise, eu já te dou a tua password, dá-me 10 minutos.

Tolan disse...

É só fazer uma chamada à pessoa certa.

Anónimo disse...

Já é a segunda vez que isto acontece, não? Precisa anotar a sua senha para ter em que se agarrar nestas tuas crises de amnésia.

E o Pastoral temporariamente offshore?

Aguardamos.

Tolan disse...

A tua password é marmeladeboy49

Tolan disse...

não, espera, esta é a do abrupto.