quarta-feira, julho 04, 2007

Cozinho para o Povo

Do blogue Pitau Raia devolvem-me uma versão deformada da corrente dos livros, à qual vou aderir por desconfiar que ainda estou a dever dinheiro a uma pessoa do blogue Pitau Raia.

A refeição cronologicamente mais próxima deste post, na medida em que lhe está a servir de combustível, é uma tigela de Chiwda (mais conhecida entre vocês, a plebe, como Bombay Mix): um adusto e apimentado bacanal de amendoins, lentilhas fritas, grãos-de-bico, mini-macarrões de farinha chana, e mais quatro ou cinco ingredientes que não consigo identificar, mas que me deixam sempre num estado de espírito neo-colonialista. Recomendo o uso de uma colher de sobremesa, pelo menos enquanto se bloga, para evitar manchas de gordura no teclado.
O pequeno-almoço foi um croissant misto com maionese, acompanhado com um sumo de frutos tropicais com uma percentagem de açúcar tão elevada que fiquei sinceramente surpreso por não encontrar uma caveira desdentada no rótulo. O jantar de ontem foi uma posta de atum com batatas cozidas, agriões e maionese. O almoço de ontem foi frango assado com batatas fritas Kettle, variante Salsa & Mesquite ("Mouthwateringly incomprehensible tomatoes with woodsmoke") e, meus amigos, não há melhores batatas fritas no mercado, especialmente depois de barradas com doses industriais de maionese.
Já lá vão uns dias, mas não queria terminar este post sem exaltar a prodigiosa salada de salmão (com maionese) que a British Airways serviu aos seus passageiros no voo de Zurique para Birmingham no Domingo passado. A companhia aérea com a reputação mais sólida em termos de catering é, segundo os peritos, a Singapore Airlines. Daquelas que conheço, o meu voto vai para a Lufthansa, embora os estupendos bagels da KLM ameacem a qualquer momento destabilizar esta hierarquia.

Passo a corrente ao David Cameron, ao David Byrne, ao M. C. Hammer, à Nancy Pelosi e ao Zico.

8 comentários:

Lourenço Bray disse...

« um croissant misto com maionese»

:(

Anónimo disse...

Assino por baixo: maionese no croissant?!! :-(

Anónimo disse...

que maionese é? Dá-me ideia que há aqui alguma falta de rigor.

Anónimo disse...

Frequentemente é Hellman's, mas também pode ser maionese de alho caseira. Há quem ponha manteiga nos croissants; há quem tempere o atum com azeite e vinagre; há quem use gelado como um placebo; há quem pense que a maionese se adequa melhor a todas estas situações.
Se doze anos anos de guerra psicológica por parte da minha família para me tirar este vício não surtiram o mínimo efeito, palpita-me que não vão ser os vossos escandalizados emoticons a consegui-lo.

Anónimo disse...

Não se ofenda! Simplesmente é algo inesperado ver combinar maionese e croissants! :-)

Ainda assim, é menos estranho do que o arroz com queijo philadélfia que o grande Maradona (acausafoimodificada.blogspot.com) despachou um destes dias! :-)

P.S: Atum com azeite e vinagre não tem nada de mal!

Anónimo disse...

o problema destes inquéritos é q a malta inventa tudo. nos livros, puxam para cima; nas refeições, para baixo.
tá bem abelha.

Anónimo disse...

Puxar para baixo?? Para baixo?!? Foda-se então o homem veio aqui falar de saladas de salmão em Zurique e dizem-lhe que está a puxar para baixo! Roger tu e o gordo do maradona têm mas é de fechar os comentários que esta gente não vos merece. E contra mim falo...

Lourenço Bray disse...

�croissant com maionese�...

:(